Criar um Site Grátis Fantástico
Dificuldades de Leitura na Educação
Dificuldades de Leitura na Educação

As dificuldades de leitura e escrita estão presentes no cotidiano das escolas, sendo que estas afetam todos os tipos de educandos, podendo eles serem crianças, adolescentes e adultos, tornando-se um problema a ser enfrentado por educadores, responsáveis e outros que mantém contato com os portadores destas dificuldades.

Tais dificuldades podem ocorrer através de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas a preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

Podem também ser resultado de disfunções neurológicas como a dislexia, que pode acarretar lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, troca de letras com sons ou grafias parecidas, entre outros problemas. Podem estar ligadas a fatores externos no ambiente escolar, como: sala de aula com muitos alunos, a metodologia de ensino usada pelos professores, a falta de políticas públicas que promovam a formação continuada dos professores, tornando o processo de ensino aprendizagem muito das vezes obsoleto.

O processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades que os alunos apresentam em sala de aula em relação a leitura e a escrita, não devem jamais ser julgados sem uma análise reflexiva sobre a vida cotidiana dos educandos. Neste contexto, verifica-se que é importante primeiramente, analisar a realidade externa e interna dos alunos inseridos no ambiente escolar, pois é necessário conhecer a vida, os sentimentos , os sofrimentos, a rotina e a família dos alunos que chegam até a escola e que apresentam tais dificuldades de aprendizagem.

Ver a imagem de origem